sábado, 23 de abril de 2011

#2 - O caipira americano

Certamente vocês já viram uma imagem como essa, provavelmente em algum filme:

Esse é o famoso caipira do sul dos Estados Unidos. Figura imortalizada em muitos desenhos animados, principalmente no Pica-Pau. 
Tem também um filme bastante conhecido que se você não viu ainda, perdeu metade da vida:



A Família Buscapé - Trailer

Eu acho esse filme arretado. Já passou umas 800 vezes na Sessão da Tarde, mas mesmo assim é sempre engraçado. Pra quem entende bem inglês, dá pra perceber bem o sotaque carregado dos hillbillies (caipiras).

Já a música tradicional desse povo é exatamente essa que se ouve no filme. Hoje em dia há uma diferenciação bastante clara entre a country music e a bluegrass music. Seria como comparar dois 'estilos' de sertanejos: o universitário (country) e as modas de viola antigas (bluegrass).

Recentemente tive a oportunidade de ver alguns vídeos da banda The Cleverlys, que toca justamente o estilo bluegrass. A maioria de suas gravações é de versões de músicas contemporâneas trazidas pro estilo deles.


I Kissed a Girl, de Katy Perry. Vejam que FANTÁSTICO! De uma música que só tem tuntz-tuntz e batidas de sampler para uma harmonia perfeita, com violões, violino, baixo acústico. Pra mim, muito melhor que a original. MUITO MELHOR.


Single Ladies, de Beyoncé. E aí, dá pra ouvir tranquilo ou não?

Além dos Cleverlys, há outras bandas também, até mais famosas. Mas eu queria destacar outros tributes (versões) que existem de músicas conhecidas do mundo pop contemporâneo:


Boulevard of Broken Dreams, de Green Day.


Sparks, de Coldplay.

Nessas duas músicas, vejam como os riffs das guitarras e violões ficam mais suaves ao som do banjo e das violas. É um outro olhar, que ao mesmo tempo em que abre nossa mente para coisas novas, nos faz também dar valor ao tradicional.

Mais um pouco...


When I Come Around, de Green Day (antigoooona).



Lynyrd Skynyrd trouxe a música do sudeste americano mais pra perto do rock'n'roll e fez clássicos como Freebird e Sweet Home Alabama. Quem já jogou Guitar Hero sabe o quanto Freebird é fodona. Apesar de ser longa, é maravilhosa.

Quem se interessar mais procure os discos da série Pickin' On - A Bluegrass Cover, que possui homenagens a bandas como The Beatles, REM, Green Day, Pink Floyd, Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd, The Doors, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário